Catedral de Oliveira é reaberta

Obras de reforma devem continuar até 2016


Uma missa nesse domingo (28), às 09h30, concelebrada pelo bispo diocesano dom Miguel Ângelo Freitas Ribeiro e pelos padres Diovany Roquim Amaral, pároco de Nossa Senhora de Oliveira e Roberto Carlos de Almeida, pároco de São Sebastião, marcou a reabertura da Catedral Nossa Senhora de Oliveira, depois de quase dois anos em obras de restauração. Em sua homilia, em que ressaltou as virtudes da Sagrada Família, dom Miguel aproveitou para destacar a importância do templo para a comunidade oliveirense. “Hoje, a reabertura dessa casa da família diocesana, a Catedral, deve encher de gratidão a todos nós. Não podemos deixar de agradecer o esforço de padre Diovany e da comunidade”, disse o bispo e invocou: “Jesus Maria e José, protegei a nossa diocese”.


Padre Diovany fez um breve histórico da catedral desde o início de sua construção, ocorrido em dezembro de 1929, passando por sucessivas e necessárias intervenções que descaracterizaram o projeto original, até a sua última reforma. Explicou detalhes da restauração, fazendo um balanço do que já foi feito e do que ainda precisa ser realizado. “Tudo aqui precisa transparecer o sagrado” exaltou. Em 2012, após a queda de pedaços do telhado, a igreja foi interditada e em janeiro de 2013 tiveram início as obras de sua restauração.

A reforma está sendo coordenada pela arquiteta Maria Isabel Leão Silveira e pelo engenheiro Mário Motterani, com participação do mestre de obras Sebastião Machado da Silva Filho e administração de padre Diovany. Foi realizado um cintamento de toda a igreja para conter trincas existentes na estrutura e instalados perfis metálicos, para sustentar a grande laje. O telhado foi refeito com madeira especial e telhas de alta qualidade. Todas as janelas foram restauradas com a substituição dos vidros. As paredes internas foram rebocadas em suas molduras e ornamentos, que estavam escondidos pelo forro à meia-parede, e uma nova sacristia foi construída. Foram ainda instalados um forro de gesso acartonado e outro de madeira nos lugares onde não havia laje. Encerrando essa etapa da restauração colocou-se o novo piso e foi realizada a pintura externa do templo.

Segundo o pároco, mesmo com a reabertura da Catedral, as obras continuarão. “Vamos dar acabamentos finais ao interior da igreja, num processo que deve durar todo o ano de 2015”, explicou. Novos quadros, representando as 14 estações da Via Sacra, que vieram da Holanda, serão colocados no local projetado para eles. A previsão de padre Diovany é de até a festa de Corpus Christi estarão prontos a Capela do Santíssimo, o Batistério e a Cripta e em agosto, na Festa da Padroeira, será celebrada uma missa especial para a dedicação do novo altar.

Em setembro, a missa da festa do Congado, poderá ser celebrada na Catedral quando serão abençoados os altares laterais com as imagens de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia, Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora Aparecida, que pertenceram à antiga Capela do Rosário, demolida em 1929 para a construção da nova igreja.

A restauração da Catedral deverá ser concluída em 2016, com a construção de mais um lance na torre e instalação de sinos.

Fonte: Jornal Gazeta de Minas
Veja matéria da TV Integração
Dicas para organizar seu casamento
Discursos dos noivos e familiares

Conheça o método Emagrecer de Vez
Chegou a hora do discurso! O que dizer? Aprenda.
Aprenda organizar seu Casamento